Produtos

Colete

Um colete balístico é um equipamento de proteção pessoal cuja função é proteger o tronco do seu utilizador de projéteis, tanto a baixa como a alta velocidade. Para além desta proteção específica, também necessita de conferir proteção perante outras ameaças como corte ou perfurações. O colete balístico tem também a função de servir de suporte conectivo de acessórios e outros itens de armazenamento/transporte, recorrendo assim ao sistema M.O.L.L.E.. Assim, o colete balístico é composto pelo colete tático e pelos inserts balísticos, que são colocados no seu interior para garantir o desejado nível de proteção balística.

Segundo a norma National Institute of Justice (NIJ), um colete balístico pode apresentar diferentes níveis de proteção, podendo ir do nível mais baixo (IIA) até ao nível mais alto (IV). A diferença entre os diversos níveis deve-se à necessidade de maior ou menor proteção e à utilização de diferentes materiais e estruturas. O número de camadas dos materiais utilizados na produção dos inserts balísticos está diretamente relacionada com o nível de proteção que o colete fornece. Desta forma, este tipo de produto tem como objetivos principais a redução da velocidade dos projéteis e a diminuição do trauma (back face signature) provocada pelo impacto do projétil no colete.

O desenvolvimento do colete balístico irá assentar em duas vertentes distintas, o conforto e o desempenho mecânico. No que concerne ao conforto, o colete deverá conferir conforto térmico ao seu utilizador independentemente do ambiente em que este se encontra, seja em climas quentes ou em climas frios, e conforto ergonómico mantendo sempre a mobilidade e agilidade necessárias.

Relativamente ao desempenho mecânico, o desenvolvimento do colete foi ainda dividido em duas outras vertentes, a proteção contra corte e perfuração (colete tático) e a proteção balística (insert balístico), sendo que, neste último caso, o bloqueio do projétil e a redução do trauma causado pelo impacto são fatores fundamentais de estudo.






.
.