Tecnologias

Nanotecnologia

Nanotecnologia é o estudo do comportamento e manipulação da matéria a uma escala nanométrica, ou seja, a nível atómico e molecular. Os nanomateriais têm dimensões na ordem dos 10-9 m e a aplicação destes em diversas áreas científicas tem-se revelado como uma das abordagens de inovação e desenvolvimento mais promissoras e dinâmicas a nível internacional. Atualmente existem duas abordagens para a produção destes nanomateriais:
  • “Top-down” – os nanomateriais são desenvolvidos por desgaste de materiais macroscópicos, por meio de processos físicos onde por exemplo os materiais podem ser moídos até se obter partículas muito pequenas com baixa homogeneidade granulométrica na escala nanométrica.
  • “Bottom-up” – os nanomateriais são desenvolvidos através da construção de estruturas átomo por átomo ou molécula por molécula. O processo mais utilizado é o químico, mas também podem ser utilizados processos físicos, como é o caso da técnica de electrospinning.
Devido ao seu reduzido tamanho, os materiais nano apresentam uma elevada relação de área de superfície/volume, induzindo uma alta reatividade em relação a outros materiais à escala macro. Tais características tornam-nos potenciadores em aplicações minimalistas, mas com um elevado incremento de funcionalidades.





.
.