Fibrenamics promove workshop sobre Sistemas de Defesa Militar

O consórcio AuxDefense, financiado pelo Ministério da Defesa Nacional, vai organizar, no próximo dia 11 de outubro no Mosteiro de Tibães, em Braga, o 2º Workshop AuxDefense, com a temática “Sistemas de Defesa Militar – Materiais Avançados”, onde serão debatidos os avanços e o futuro dos sistemas de proteção militar.

O evento contará com a presença do Ministério da Defesa na sessão de abertura e terá três momentos-chave: um que diz respeito às oportunidades que existem no setor da defesa, outro onde será promovida uma tertúlia na qual se pretende debater os novos desafios existentes na Defesa, e um último onde será apresentado o projeto AuxDefense.

O AuxDefense é uma iniciativa financiada pelo Ministério da Defesa Nacional que tem como objetivo o desenvolvimento de equipamentos de proteção individual avançados com elevada resistência ao impacto, corte e perfuração e de componentes de equipamentos militares (compósitos) com excelente resistência ao impacto.

Do AuxDefense resultam diversos produtos inovadores, incluindo coletes e capacetes balísticos e fardamento de combate, incluindo joelheiras e cotoveleiras, recorrendo a estruturas com comportamento auxético que serão, no futuro, o equipamento de ponta das forças militares.

O conhecimento gerado no desenvolvimento destes produtos será dado a conhecer a partir de uma Plataforma Internacional de Materiais Avançados para a Defesa. Para além disso, poderá ser utilizado pelas entidades do consórcio, no pós-projeto, em setores distintos onde as necessidades de absorção de energia e resistência ao impacto, corte e perfuração, assumem um papel preponderante, trazendo uma valorização económica do financiamento atribuído ao projeto.

Para setembro de 2018 espera-se a organização de uma conferência internacional no âmbito do AuxDefense.

O proponente do projeto é a TecMinho – Interface da Universidade do Minho, através da Plataforma Internacional Fibrenamics. A esta entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional uniram-se duas entidades militares – o Exército Português e a Força Aérea Portuguesa – e várias entidades empresariais: LMA, Latino Group, Fibrauto, Sciencentris e IDT Consulting. O consórcio fica completo com duas instituições de ensino e investigação internacionais, nomeadamente a Hong Kong Polytechnic University e a britânica Plymouth University.

O workshop é gratuito, no entanto a inscrição é obrigatória e poderá fazê-la aqui.

Img - Equipamentos AuxDefense com selo Army Tested

Produtos AuxDefense conquistam selo “Army Tested”

A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto e o Chefe de Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, tiveram a oportunidade de conhecer em mão os produtos desenvolvidos pelo consórcio Auxdefense no evento “Exército – Parceiro Tecnológico”, no passado dia 20 de outubro no Paço dos Duques,…

Ver mais >
Img - Capacete AuxDefense

AuxDefense integra comemorações do Dia do Exército

O consórcio AuxDefense vai apresentar os equipamentos de proteção militar que desenvolveu ao novo Ministro da Defesa Nacional. João Gomes Cravinho estará este sábado em Guimarães para o arranque das comemorações do Dia do Exército que se prolongam até dia 28 de outubro. O Ministro da Defesa Nacional vai marcar…

Ver mais >

Ministro da Defesa na ‘AuxDefense Conference’

O Ministro da Defesa Nacional José Azeredo Lopes apadrinha dia 3 de setembro, em Lisboa, a primeira conferência mundial sobre materiais avançados para a defesa. Duzentos investigadores de 30 nacionalidades reúnem-se nos próximos dias 3 e 4 de setembro no Forte de S. Julião da Barra, em Lisboa, para apresentarem…

Ver mais >
Img - Presidente da República testa equipamentos AuxDefense

Marcelo Rebelo de Sousa testa equipamentos AuxDefense

O Arquipélago dos Açores e os Estados Unidos foram os locais escolhidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para as comemorações deste ano do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Em Ponta Delgada, o consórcio AuxDefense foi uma das entidades presentes na exposição “Fardamento e…

Ver mais >