AuxDefense marca presença na Cerimónia de Apresentação do Programa "Sistemas de Combate ao Soldado"

Sistemas de Combate ao Soldado

Na passada sexta-feira, dia 2 de fevereiro, o Exército Português organizou um Cerimónia de Apresentação do seu Programa “Sistemas de Combate ao Soldado”. A sessão decorreu na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, e contou com a presença de diversas entidades militares, empresas, centros tecnológicos, universidades e comunicação social.

A abrir o evento, o coronel Tirocinado João Boga Ribeiro, chefe da Divisão de Planeamento de Forças do Estado-Maior do Exército, explicou que o objetivo deste Programa “Sistemas de Combate ao Soldado” consiste em dotar o militar com todos os equipamentos de combate utilizados de forma integrada e incremental.

O programa é composto por três áreas: a letalidade, que inclui o armamento ligeiro, os sensores e auxiliares de pontaria, a sobrevivência, que abrange o fardamento, sistemas de carga e os equipamentos de proteção e o C4I, que compreende os sistemas de comando, controlo, comunicações, computadores e informação, explicou.

Após esta intervenção, Gilda Santos, do CITEVE, explicou a mais-valias existentes nos novos uniformes que estão a ser desenvolvidos pelo CITEVE, em parceria com várias empresas Portuguesas, e avançou que os uniformes são “completamente diferentes” porque são mais ergonómicos e funcionais e estão em consonância com todo o sistema de carga que o militar tem de carregar em qualquer teatro de operações.

 

Raul Fangueiro, representante do consócio AuxDefense, tomou a palavra e deu a conhecer o equipamento de proteção em desenvolvimento (capacete balístico, cotoveleiras, colete balístico e joelheiras). Para além disso, explicou que a grande preocupação consistiu em desenvolver soluções mais leves e que garantam conforto térmico e fisiológico em teatro de operações, utilizando materiais e soluções avançadas recorrendo a tecnologias desenvolvidas recentemente. “Estes equipamentos são mais leves, mas garantem a mesma proteção balística”, salientou.

A encerrar a sessão, o chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, garantiu que o exército está disponível, na sequência de outras missões e iniciativas em curso, para, se necessário, reforçar as verbas de investigação e desenvolvimento e continuar com mais parcerias.

No final da sessão, todos os participantes puderam visitar uma exposição e conhecer mais a fundo os desenvolvimentos que estão a ser postos em prática. O consórcio AuxDefense pôde, através desta iniciativa, dar a conhecer o ponto de situação face ao projeto e os resultados positivos que têm vindo a ter.

Img - Equipamentos AuxDefense com selo Army Tested

Produtos AuxDefense conquistam selo “Army Tested”

A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto e o Chefe de Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, tiveram a oportunidade de conhecer em mão os produtos desenvolvidos pelo consórcio Auxdefense no evento “Exército – Parceiro Tecnológico”, no passado dia 20 de outubro no Paço dos Duques,…

Ver mais >
Img - Capacete AuxDefense

AuxDefense integra comemorações do Dia do Exército

O consórcio AuxDefense vai apresentar os equipamentos de proteção militar que desenvolveu ao novo Ministro da Defesa Nacional. João Gomes Cravinho estará este sábado em Guimarães para o arranque das comemorações do Dia do Exército que se prolongam até dia 28 de outubro. O Ministro da Defesa Nacional vai marcar…

Ver mais >

Ministro da Defesa na ‘AuxDefense Conference’

O Ministro da Defesa Nacional José Azeredo Lopes apadrinha dia 3 de setembro, em Lisboa, a primeira conferência mundial sobre materiais avançados para a defesa. Duzentos investigadores de 30 nacionalidades reúnem-se nos próximos dias 3 e 4 de setembro no Forte de S. Julião da Barra, em Lisboa, para apresentarem…

Ver mais >
Img - Presidente da República testa equipamentos AuxDefense

Marcelo Rebelo de Sousa testa equipamentos AuxDefense

O Arquipélago dos Açores e os Estados Unidos foram os locais escolhidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para as comemorações deste ano do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Em Ponta Delgada, o consórcio AuxDefense foi uma das entidades presentes na exposição “Fardamento e…

Ver mais >