AuxDefense promove Workshop sobre o futuro do setor da Defesa

Img - Auxdefense Workshop | Defesa 2030

O consórcio AuxDefense apresentou, na última quarta-feira, dia 6 de fevereiro, na Academia Militar – Campus Amadora, o workshop “Defesa 2030: Desafios e Oportunidades” onde foram apresentados aos cerca de 140 participantes os resultados finais do projeto AuxDefense e um possível direcionamento do setor da Defesa para a próxima década.

Com um painel alargado de oradores, o workshop contou com a participação do Ministério da Defesa Nacional, CINAMIL – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar, INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais.

De entre as intervenções destaque para José Borges, diretor do CINAMIL, que enfatizou o trabalho desenvolvido pela União Europeia na defesa dos cidadãos com a segurança a aparecer “atualmente no topo das preocupações do cidadão europeu, e a União Europeia a investir na melhoria desses índices através de pesquisa e desenvolvimento”.

Um depoimento validado por José Vilar de Jesus, Administrador Executivo do idD que prevê até 2030 a criação de um exército europeu numa “melhor gestão dos recursos, dado que atualmente, investimos menos e de pior maneira que os Estados Unidos. Queremos uma União Europeia mais forte na cena global, pronta para ter mais responsabilidades e permitir maior desenvolvimento integrado”.

O futuro do AuxDefense

Depois de três anos de investigação e desenvolvimento e com os equipamentos de proteção balística já em fases de testes no Iraque, Raul Fangueiro, coordenador do consórcio AuxDefense, apresentou os objetivos do consórcio para a próxima década: “O conhecimento gerado na plataforma tem muito espaço para crescimento, aproveitando-se do consórcio já criado, ela poderá ser alargada, aumentando a escala para o nível internacional. Uma consequência natural destes três anos de trabalho.”

Para o professor da Universidade do Minho o debate está centrado no chamado ‘uso dual’, com os equipamentos originalmente criados para as Forças Armadas a terem também utilidade civil, com foco na crescente autonomia da União Europeia e no desenvolvimento de uma base tecnológica “made in Portugal”.

Produtos AuxDefense fazem sucesso no Egito

A convite da Plataforma das Indústrias Nacionais (idD), o consórcio AuxDefense marcou presença na Egypt Defense Expo (EDEX), uma feira militar internacional realizada pelas Forças Armadas Egípcias no Cairo e que reuniu cerca de 300 produtores e fornecedores de equipamentos, tecnologias e sistemas militares. Entre 3 e 5 de dezembro…

Ver mais >
Img - Equipamentos AuxDefense com selo Army Tested

Produtos AuxDefense conquistam selo “Army Tested”

A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto e o Chefe de Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, tiveram a oportunidade de conhecer em mão os produtos desenvolvidos pelo consórcio Auxdefense no evento “Exército – Parceiro Tecnológico”, no passado dia 20 de outubro no Paço dos Duques,…

Ver mais >
Img - Capacete AuxDefense

AuxDefense integra comemorações do Dia do Exército

O consórcio AuxDefense vai apresentar os equipamentos de proteção militar que desenvolveu ao novo Ministro da Defesa Nacional. João Gomes Cravinho estará este sábado em Guimarães para o arranque das comemorações do Dia do Exército que se prolongam até dia 28 de outubro. O Ministro da Defesa Nacional vai marcar…

Ver mais >

Ministro da Defesa na ‘AuxDefense Conference’

O Ministro da Defesa Nacional José Azeredo Lopes apadrinha dia 3 de setembro, em Lisboa, a primeira conferência mundial sobre materiais avançados para a defesa. Duzentos investigadores de 30 nacionalidades reúnem-se nos próximos dias 3 e 4 de setembro no Forte de S. Julião da Barra, em Lisboa, para apresentarem…

Ver mais >